quinta-feira, 16 de abril de 2009

Carta ao jornal A Gazeta - Direito de resposta [referente à matéria da edição da última terça-feira]


A Prezada Redação do Jornal “A Gazeta” – São Bento do Sul, SC.






A União da Juventude Socialista, UJS, Vem por este comunicado esclarecer alguns acontecimentos do ato público do dia 13 de abril na Câmara dos Vereadores.

No dia 6 de abril, enviamos uma pequena comissão de estudantes para acompanhar a primeira discussão sobre o repasse das bolsas para a UNIVILLE. Alegrou-nos saber da vontade dos vereadores em aprovar o repasse, porem nos chamou atenção o fato de nem um deles ter comentado a necessidade do aumento das mesmas, então em reunião do nosso núcleo secundarista foi deliberado por uma manifestação contando com o Apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) no dia 13, durante a sessão dos Vereadores.

O ato ocorreu de forma tranquila, ocupamos pacificamente o hall central da Casa de Leis, com quase 30 jovens vindos dos mais variados colégios. Permanecemos calados, de pé, exibindo cartazes que expressavam bem o que queremos: o Aumento das Bolsas para as faculdades Privadas, diga-se de passagem, conforme afirmamos em entrevista a este mesmo honrado tablóide semanas atrás. Os cartazes exibiam frases como, “ É Dever do Estado Garantir nossa educação, Quero 100mil para as Bolsas!” ou “Conheço meus direitos, quero Estudar”.
Durante o ato, nos manifestamos aplaudindo todos os vereadores quando aprovaram os 80mil e também consideraram necessária a
ampliação do auxilio para 100mil reais ou mais.

Neste momento, O vereador Tomazini (DEM) usou a palavra ordenando que ficássemos quietos, pois ali, segundo ele, não é local para manifestações. Retrucamos usando como base a democracia, afirmando que como se trata da Casa do Povo, e nós temos o direito de livre expressão, nada justificaria nós não podermos aplaudir uma atitude dos homens e mulheres eleitos por nós para cuidar de nossa cidade. Com isso nos retiramos do plenário, e nos concentramos na porta da Câmara, e fizemos uma pequena plenária, para agradecermos a todos os militantes e jovens que se reuniram para garantir o seu direito.

Após a Plenária, Puxamos palavras de ordem falando da UBES, da UJS, e do Passe Livre, respectivamente “A UBES SOMOS NÓS NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!”, “U-J-S!” e “Boi, boi, boi, Boi-Da-Cara-Preta se não der Passe Livre a gente Pula a Roleta”. Durante a Plenária citamos a necessidade da mobilização estudantil, e ressaltamos o nosso direito de expressão. Depois da Plenária dispersamos, porem alguns militantes permaneceram por mais tempo, afinal tínhamos nos programado para uma votação mais tardia. Em nem um momento passou em nossas mentes esperar saída de QUALQUER vereador ou autoridade, afinal se tivéssemos que tomar alguma atitude seria dentro da Casa e da forma mais democrática, respeitosa e transparente possível, assim como todo o Ato.
Não podemos entender de onde vieram as insinuações de que entramos para “TUMULTUAR” a votação, quando apenas queríamos expressar a nossa cidadania e cobrar direitos nossos. Lembramos também que o repórter do prezado jornal em nem um momento veio conversar, entrevistar ou questionar nenhum dos estudantes envolvidos no ato, muito menos os lideres. Com conclusões precipitadas, sem análise do contexto e no Maximo ouvindo meia parte dos dois lados, a matéria descaracterizou o que era uma ação estudantil, vinda de um movimento organizado de jovens, desfocando o propósito do ato passando a imagem de um movimento de rebeldes inconsequentes
Cada Cartaz, Cada Jovem, Cada Coração, Cada um dos membros na luta pelas bolsas, pelo passe livre, pela democracia vem para contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.
As faixas, os jovens e as palavras de ordem identificam o movimento estudantil como único, e um dos grandes propulsores da história do ser humano e principalmente do Brasil. Estamos aqui para esclarecer qualquer mal-entendido em um ato democrático. E nos pomos à disposição para esclarecer qualquer assunto referente, ou não, a este ato a qualquer momento.


Nas Praças, Nas Ruas! Quem Disse que sumiu? Aqui Está Presente o Movimento Estudantil! U-J-S!!



Atenciosamente;






Daniel da Costa Gaspar
Presidente Municipal – União da Juventude Socialista

Contato: (47) 9122-0939 Email: Dan.ujs@hotmail.com
Sitio http://dangaspar.blogspot.com

5 comentários:

  1. adoraria ver isso publicado em jornais -.-""
    simplesmente uma pena que não tenham sido honestos e justos com nossa imagem ¬¬
    isso realmente me encomoda...

    ResponderExcluir
  2. Está muito bom tudo isto que será postato no jornal, esperamos que isso aconteça o quanto antes.
    Fizeram as modificações necessárias, porém certamente continua com o tom irônico necessário XD

    Boa postagem

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo.

    Isso será bom pra desmitificar toda essa polêmica que cerca a notícia do dia 14.

    Faltou mesmo bom senso da parte do tablóide.
    Esperamos que essa infelicidade não se repita.

    ResponderExcluir