segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

"Nao posso aceitar que um ESTUDANTE vote como eu!"


Acreditem...nós ouvimos isso no ultimo dia do Fórum Mundial de Juízes.

Durante os dias de 23 a 25 de Janeiro ocorreu em Belém o Fórum Mundial de Juízes, com presenças ilustres como a do ministro Aires Brito e a do Juiz que Condenou o General Pinochet no Chile, Sr.Giancarlo Capaldo, que falou maravilhosamente sobre os crimes cometidos durante a Operação Condor.

Após a Palestra do sr. Giancarlo entramos em regime de Assembleia Geral, com TRIBUNA LIVRE. Foi foi lido a resolução do Fórum, a chamada "Carta de Belém", que pedia maior DEMOCRACIA dentro do poder judiciário, que exigia maior respeito aos DIREITOS HUMANOS, ao meio ambiente, As CORTES INTERNACIONAIS e o fim da interrupção do poder executivo no judiciário. Ao terminar o presidente da mesa disse: "Agora é o período das Moções, quem tiver algo a acrescentar ou a excluir as Inscrições estão abertas!". Eu Levantei minha mão, me foi passada a palavra. Levantei o fato de que NUNCA na História os Estados Unidos e Israel sentaram no Banco de Réus para responder sobre qualquer de suas ações, lembrei que era fácil listar os crimes cometidos por essas potencias e que não era segredo a ninguém, no Iraque, Afeganistão, Vietnam, isso sem contar os campos de concentração da Segunda Guerra contra os japoneses e também os crimes do século XIX, do mesmo modo que Israel a 60 anos massacra civis e não responde por isso, mais recentemente atacaram até mesmo um prédio da ONU e nada foi dito a respeito. Então sugeri que na carta seguisse o pedido para que as potencias também se apresentassem ao tribunal internacioal de Haia para prestar os devidos esclarecimentos e pagar por seus Crimes.

Iniciou-se um belo debate, creio que umas sete inscrições, sendo cinco favorávais a moção e duas contrarias, as contrarias lembravam o fato de Israel estar "se protegendo"(ainda me pergunto se é preciso de infantaria, artilharia, força aérea pra se defender de pedras e "foguetinhos de São João"). Mas quando tudo se encaminhava para a aprovação da moção um Juiz levanta e diz "Eu ACABEI DE CHEGAR, não vi quem foi que fez a moção, mas pelo o que eu fui informado, foi um estudante, e por questão de ordem, Creio que o Direito de Fala e de Voto deve ser Restrito aos Juízes, uma vez que esse é um Fórum Mundial de Juízes! Por isso quero Pedir a mesa que retire a Moção!", Infelizmente sua fala foi endossada por outro Juiz, porem logo em Seguida uma Desembargadora disse que como o fórum era aberto os estudantes estavam devidamente credenciados tinham sim o direito de voto e fala, uma vez que a tribuna estava livre. Então o veio a FRASE do DIA! "Não posso aceitar que um ESTUDANTE vote como eu! E nem que ele responda por mim! Esse é um FÓRUM DE JUÍZES e O DIREITO AQUI É DOS JUÍZES!" Essa fala Causou Grande comoção vários membros do Fórum pediram a palavra, que foi NEGADA pelo presidente da Mesa, o Mesmo presidente de Mesa que NÃO deu direito de Resposta aos estudantes e Muito menos a Mim, Autor da Moção. Então o Presidente em um Ato SUPER-Arbitrário declarou, "Eu como Presidente da Mesa, Decidi retirar a Moção Pois foi feita por um ESTUDANTE e o direito de Fala e Voto restrito aos Magistrados.".

Ao Final desta declaração, estava sentada ao meu lado uma estudante de Direito do terceiro ano, Camila, ela simplesmente juntou todas as suas coisas, se levantou saiu da plenária, fui junto com ela e nos acompanhando todos os estudantes presentes, juntamente com Advogados, Promotores, Criminalistas e até mesmo alguns Juízes que não aceitaram a "hipocrisia" com qual a mesa tratou a democracia. Ao todo pelo menos 80% da assembleia se desfez e saiu indignada com o desfecho triste do fórum, os estudantes bufavam de raiva pela arrogância principalmente do Juiz gaúcho, os advogados e promotores indignados com a postura egocêntrica de alguns magistrados também expressavam sua inconformidade com o que acabará de acontece, juízes de todos os cantos no mundo não acreditavam no que tinham presenciado, trataram todos como lixo e os estudantes que tinham sido saudados pela presença tão forte durante todo o fórum (tanto que foi o primeiro tipo de inscrição a encerrar), foram descriminados. Saldo Final? Um papelão para o presidente da Mesa, uma carta que se OMITE aos crimes de guerra das grandes potencias o que certamente abrirá espaço para mais e mais massacres em todos os cantos do mundo, um show de arrogância de alguns membros, e uma assembleia VAZIA.

Valeu a Pena?
Isso é Uma carta de Repúdio sim!


Belém, 26 de Janeiro de 2009.


Daniel da Costa Gaspar

5 comentários:

  1. ainda não acredito que li isso... somos estudantes, jovens mas isso não quer dizer de FORMA ALGUMA que não temos direito de fala ou voto!
    que juíz é esse que não dá voz ao povo???
    se é tão "superior", por que o MEDO e a ARROGANCIA em não dividir a palavra e a votação em assembléia com "meros" estudantes? ¬¬
    isso pra mim é repugnante.

    Dan, abraço, beijos e continue trazendo essas noticias e comentários para o blog, é importante que isso chegue aos olhos e ouvidos de ftodos.

    atenciosamente da sua maninha aqui no sul.
    beijos Gruber

    ResponderExcluir
  2. Isso é deprimente, esse juíz pensa que tá fazendo o quê, agindo desse jeito?
    Que argumentos ele tem pra ter tomado tal atitude repulsiva?

    Estou simplesmente chocado com a hipocrisia da tal Mesa.
    Enfim, que isso não abale esses "pequenos seres insignificantes", os Estudantes...

    Só resta partir pra outra e continuar com os argumentos sólidos. Feito, isso, não há quem detenha!

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu endosso todos os comentários e repudio a atitude da mesa. A hipocrisia está em todo lugar. Até quando tentam defender a democracia acabam adotando atitudes antidemocráticas e nojentas. Acabei de me formar em direito e espero q o nosso judiciário abra os olhos para toda e qualquer forma de antidemocracia que nos rodeia, principalmente no nosso meio.
    Abraços, Dan. E continue nos brindando com esse tipo de notícia digna de repudio.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, mais um triste episódio da nossa História. De fato, um episódio, mesmo, inacreditável! Mas, meu caro, esteja sempre de prontidão para que, vez por outra, e inevitavelmente, você venha de deparar com coisas desse tipo. E pior: vindas de todos os lados! "Cuide-se bem!" Um abraço muito carinhoso. Mais uma vez, parabenizo-te pelo trabalho feito! Robson Mello.

    ResponderExcluir