domingo, 15 de março de 2009

UJS - São Bento do Sul no Cinema com idéias! Pipoca e Revolução !


Neste Domingo, dia 15 de março a UJS de São Bento do Sul – SC promoveu juntamente com o Centro de Saúde Integral Casa Vida, a exibição e o Debate do Filme Diários de Motocicleta. O Debate foi ministrado e organizado pelo Presidente Municipal da UJS, Daniel Gaspar, Membro do coletivo Catarinense da UBES e estudante do segundo ano no Colégio Bom Jesus.

A exibição abre o Projeto “Cinema Com Idéias” promovido mensalmente pelo Centro Casa Vida que convida vários profissionais nas diversas para debater filmes nos mais variados temas. Segundo o Psicólogo e Psicanalista Robson dos Santos Mello, Coordenador Geral do Projeto, a atividade “se insere no conjunto das ações práticas voltadas para o bem-estar, qualidade de vida, propagação da arte, das relações interpessoais, das idéias, e, sobretudo, da informação científica qualificada e da cultura em seu sentido mais amplo.” Completa ressaltando a importância da mobilização da Juventude em Prol da Cultura “Esta tarde é um marco para o nosso Projeto, pois mesmo sendo a primeira exibição do ano quase superou o numero máximo de participantes que tivemos em um único filme na história do Projeto Cinema Com Idéias, que entra em seu segundo ano.” O Estudante Secundarista e Militante da UJS, Erick Moro, destaca a importância do espaço democrático aberto para o debate posterior ao filme“ É necessário um espaço pra debate após o filme... Desse modo, um filme com conteúdo ideológico e/ou político, seja explícito ou implícito pode ser avaliado pelas pessoas presentes e a seguir os participantes podem decorrer sobre o ponto de vista do camarada.”

Ao Decorrer do Debate foi analisada tanto a personalidade quanto os fatores que o levaram até Cuba onde se Tornaria o Grande “Che”, sua teoria revolucionária e as transformações vividas por ele durante a viagem, com ênfase em suas ações no Peru, em pontos como por exemplo no Leprosário de San Pablo, onde atuou como médico especialista em lepra, quebrou vários tabus e paradigmas. O Leprosário cortado ao meio pelo Rio Amazonas foi também pano de fundo para analogias feitas por Daniel Gaspar, presidente da mesa, que comparou a divisão do leprosário com a divisão social, cultural, étnica, sexista, econômica, regionalista da sociedade Brasileira o que levou o debate a pontos mais intensos da Realidade Nacional. Segundo Daniel, “O Debate foi o principal ponto da atividade de hoje, pois além de englobarmos o filme, a realidade e a História de Chê, fortalecemos nossa base junto a comunidade e a nós mesmos.” Ainda foi amplamente debatido e condenada a Criminalização dos Movimentos Sociais, feitos pela grande mídia, Globo, Folha, Correio Brasiliense foram os grandes alvos durante o debate que terminou com varias novas filiações a juventude. Com muito entusiasmo Daniel fechou as discussões coroando a atividade declarando que “(...)E é a luta que nós vamos, aqui nasce uma Nova UJS municipal muito mais forte e articulada, com os novos ares de cada novo militante ...Vamos Todo Mundo pra Rua Aumentar o Som* por tudo o que acreditamos e não nos deixaremos abater, exatamente como Guevara, pois como ele já dizia, Se o Presente é de Luta o Futuro nos Pertence!”

* em Referencia a tese da UJS para o movimento secundarista-2007-2009

Cuba SIM! Mídia Não!
Viva Che e a Revolução!



São Bento do Sul- SC, Taísa Gruber, Diretora de Comunicações- Executiva municipal.

4 comentários:

  1. Dan, ao ler o que você escreveu sobre este evento pude quase visualizar você falando como acontecia durante nossas aulas (Que saudades!). Vejo que você continua com suas idéias revolucionárias e extremamente sóbrias sobre nossa atualidade. Concordo com a comparação que você fez sobre o trecho do filme no qual o Rio Amazonas faria analogamente uma divisão social, econômica, etc., entre as classes sociais e essa realidade é vivida nos dias atuais por meio das distâncias geográficas que separam literalmente as pessoas, seus sonhos, suas idéias de outros centros impedindo-as de vislumbrarem outras "praias".
    Boa Sorte nos seus projetos, e Parabéns pela qualidade e ousadia com que você propaga o que pensa e acredita!
    SAUDADES !!!!!!Um imenso abraço do tamanho do AMAZONAS. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. e esperamos mais gente ainda nas outras seções e projetos,certo?
    bjs Dan.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo tenho que parabenizalo mais uma vez por sua ousadia, pois somos nós jovens que podemos muda essa realidade, e precisamos ser ousados para coloca o nosso ponto de vista, para o bem social a favor da PAZ, DEMOCRACIA, e de lutas não armadas com armas mais sim com argumentos que venham colocar abaixos politicas fajuntas que vivemos em nosso país, estado e municípios.

    Tiago dos Anjos
    UGEL - União de Grêmios Estudantis Livres
    Santarém - PA

    ResponderExcluir